Home / Ambientes / Como escolher o tapete da sala

Como escolher o tapete da sala

Um tapete em uma sala de estar é um acessório indispensável para incrementar na decoração. Além de deixar mais confortável ele leva alegria e personalidade no ambiente. Por isso dedicamos esse post para escolher o tapete ideal para harmonizar adequadamente na sua sala de estar.

Para os ansiosos vale lembrar que esse item é a última escolha para sua sala, já que os móveis são as peças essenciais. Caso já possua um tapete em especial, procure começar a partir dele através da cartela de cores. Os tapetes vão bem em qualquer piso podendo ser frio ou de madeira. E hoje com as salas integradas podemos utilizar mais de um tapete no mesmo espaço, lembrando-se de procurar escolher a mesma tonalidade de cores ou algo que remete a combinação entre eles.

Primeiramente é indispensável verificar o tamanho de sua sala e a partir disso observar como irá dispor ele nesse local. O tapete geralmente fica na parte central da sala, por isso procure sempre um tamanho maior para que ele fique preso embaixo do sofá para evitar acidentes. Esta também é uma forma de integrar com os outros itens: mesa central, mesa lateral, abajur com pé, poltronas, vasos e etc.

Depois de analisar o formato de sua sala e a proposta que pretende passar você pode escolher o formato dele: pode ser retangular, redondo e quadrado. Qualquer um dos três possui um resultado final incrível. Os redondos são ideais para destacar um objeto, podendo ser até a mesa central ou uma luminária de chão.

Definido o estilo de sua sala é possível escolher infinitos modelos e estampas. Para quem possui um estilo moderno e jovial é legal ousar em tapetes geométricos com cores ou tonalidades inversas (preto e branco, vermelho e azul, amarelo e rosa…). Já um estilo clássico é ideal comprar um de lã de algodão e se for uma sala formal os persas não sairão de moda nunca. Se não quiser errar invista em um tapete felpudo que fica bem em qualquer sala sem deixar de lado o visual bonito.

As cores vão depender do tamanho da sala. Como falamos em outros posts, os tons escuros sempre diminuem o ambiente, invista neles caso tenha uma sala ampla e moderna. Os coloridos ficam bem para quem possui um sofá neutro para que não destoe muito na combinação, e sempre um toque de cor leva vida ao ambiente. As cores neutras como: beges, brancos e cinza fazem o trio perfeito para qualquer tipo de sala.

A última dica para deixar o tapete funcional no dia a dia é colocar uma fita adesiva ante derrapante embaixo dele. Isso o fixa no chão e deixa na posição correta evitando que tenha que posicionar sempre ele.

Confira alguns modelos de tapetes para utilizar como referência para o projeto de sua sala:

Imagem 1 – Tapete roxo na sala de estar

imagem (1)

Imagem 2 – Tapete com desenho na sala de estar

imagem (2)

Imagem 3 – Tapete com formato arredondado em cores vibrantes na sala de estar

imagem (8)

Imagem 4 – Tapete grande em tom nude na sala de estar

imagem (9)

 

Imagem 5 – Tapete de crochê na sala de estar

imagem (15)

Imagem 6 – Tapete redondo na sala de estar pequena

imagem (47)

Imagem 7 – Tapete tipo passadeira na sala de estar pequena

 

Sobre admin

Veja também

sala-luxuosa-04

Dicas espertas para sua casa!

Na cozinha… 1. Para tornar o detergente mais eficaz, acrescente algumas gotas de vinagre no recipiente ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>