Como a iluminação pode enaltecer ainda mais o mármore - Michelangelo
Como a iluminação pode enaltecer ainda mais o mármore

Em 29 de março de 2022

Quando o assunto é decoração, nada revela maior bom gosto do que o mármore. A pedra nobre enriquece qualquer ambiente e nunca sai de moda. Os mármores possuem uma beleza incrível por apresentar desenhos únicos e variação de tons em sua composição.

Os diferentes tipos de mármore podem ser utilizados para compor os mais diversos ambientes: na cozinha, na sala, no hall de entrada, no banheiro… não importa! 

Outro fator que transforma qualquer ambiente é a iluminação do local. A iluminação é um elemento fundamental na arquitetura/decoração e hoje vamos falar sobre como a iluminação pode enaltecer ainda mais a beleza do mármore e suas tendências.

Luminotécnicas 

A iluminação na arquitetura é premissa básica para um bom projeto. Até porque a luz tem influência direta nas sensações, proporcionando bem-estar, conforto ou mesmo desânimo e inquietação.

A luminotécnica ou luminotecnia é uma forte tendência que caracteriza projetos modernos de iluminação que utilizam a luz artificial aliada à arte de iluminar em ambientes internos e externos. 

O objetivo principal da luminotécnica é criar ambientes que proporcionem funcionalidade, beleza, contrastes e até a economia de energia elétrica. Ou seja, além de sua função básica que é iluminar, a técnica é utilizada para criar cenários, destacar elementos decorativos, setorizar ambientes, trilhar caminhos e agregar muito mais valor e informação à decoração sem ocupar espaço.

A influência da iluminação nas superfícies

A luz na arquitetura irá colaborar para o destaque de algumas áreas ou objetos que podem ficar em evidência no projeto arquitetônico. A iluminação adequada é fundamental para realçar aquele revestimento ou superfície do ambiente.

Imagine um pendente maravilhoso sob a bancada de mármore da cozinha, com a luz direcionada diretamente para sua superfície. A cor da pedra poderá sofrer influência direta da luz e mudar seu aspecto enquanto a ela estiver ligada, tanto para o belo, quanto para… algum efeito indesejado.

Por isso, é importante contratar um profissional para colaborar com seu projeto! Com o auxílio de um arquiteto ou decorador, será possível encontrar os prós e os contras de cada modelo de iluminação, até chegar na escolha ideal, para evidenciar o ambiente ou objeto.

A Michelangelo Mármores do Brasil é especializada em rochas de jazidas próprias e exclusivas. E estamos constantemente dividindo com você dicas de arquitetura e decoração para que o seu projeto seja da melhor qualidade. Conte conosco e conheça o nosso portfólio de Mármores Michelangelo.

 

Créditos da Imagem:

Ed. Seven Wolens
Incorporação e construção: Wolens

Projeto de arquitetura: BALDASSO & LOEFF

Execução: Guaíba Granitos
Fotógrafo: Marcelo Liotti

× Agende seu horário