Conservação para mármores: confira nossas dicas - Michelangelo
Dicas de Conservação para Mármores

Em 29 de junho de 2022

O mármore é uma das pedras mais bonitas para usar como revestimento em qualquer ambiente de casas e, também, em projetos de hotéis, escritórios, consultórios, entre outros.

Os acabamentos em mármore são um investimento que valem muito a pena se levarmos em consideração que agregam beleza aos espaços, são duráveis e atemporais.

Essa pedra requintada, é originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão de baixa a moderada, e a sua estética clássica é adequada e requisitada para diferentes ambientes e decorações.

Mas para manter sua beleza e durabilidade, é preciso cuidar bem dos pisos, revestimentos e bancadas em mármore, para conservá-los por muito mais tempo.

Instalação do mármore

A instalação das pedras de mármore deve ser feita por profissionais especializados, a fim de evitar desníveis, quebras e descolamentos. Os profissionais possuem não só experiência, como também os equipamentos adequados para a aplicação. 

É importante destacar que assim que a pedra for assentada, em caso de pisos, é necessário deixar o ambiente livre de circulação para que a massa fique bem seca e o acabamento seja perfeito.

Faça a impermeabilização do mármore 

É comum que as pedras sejam hidrofugadas na entrega e/ou instalação. Contudo, é necessário reforçar a proteção periodicamente.

O mais indicado é que, a cada seis meses, seja aplicada uma nova camada de impermeabilizante próprio para mármores, para conservar o mármore em bom estado.

*** Na instalação de revestimento de pisos e paredes indicamos a impermeabilização do verso da pedra antes da instalação com impermeabilizante base cimentícia, este tratamento ajuda na proteção da pedra em casos de infiltração de água e na aderência com a argamassa.

Limpeza diária

Na limpeza diária e superficial, um pano úmido é o suficiente, seguido de um pano seco.

Já para a limpeza mais pesada, o ideal é usar apenas água e sabão neutro. Qualquer outro produto pode acabar provocando sérios danos no material. No mercado, existem produtos próprios para a limpeza de mármore, a base de sabão neutro concentrado para diluir em água. Lembre-se sempre de utilizar um pano ou esponja macios.

Veja a seguir o passo a passo de limpeza:

  • Dilua o detergente de PH neutro em água;
  • Umedeça o pano macio (ou esponja) nessa solução;
  • Passe sobre a superfície;
  • Finalize passando um pano limpo e seco.

Vale ressaltar que nem a água, nem o detergente devem ser jogados diretamente sobre o piso.

Mantenha materiais abrasivos e ácidos longe das pedras

Nunca limpe o mármore com detergentes ácidos, água sanitária, sabão em pó, solvente, querosene e afins. Eles podem comprometer a beleza e a qualidade do seu piso, revestimento ou bancada. 

Além disso, não deixe resíduos de palha de aço ou outros materiais compostos de alumínio, ferro ou aço sobre o mármore. Se permanecerem por muito tempo na superfície, eles podem enferrujar e acabar manchando a pedra.

Cuidado ao derramar líquidos na superfície

Alguns líquidos podem manchar a superfície do seu mármore caso ele não esteja hidrofugado: café, vinho, produtos oleosos ou ácidos. Se isso acontecer, não deixe a limpeza para depois. Higienize o local imediatamente!

No mais, é importante lembrar que os mármores são peças provenientes da natureza – é comum que não sejam uniformes e contenham veios e variações de cores. Lembre-se que estas são as características próprias dos mármores.

Na Michelangelo Mármores do Brasil você encontra uma linha de mármores de altíssima qualidade, com cores ideais para qualquer projeto. Acesse nosso portfólio e conheça!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a conservação de mármores? Acesse também o nosso canal no YouTube e veja um vídeo completo sobre a manutenção e conservação para o cuidado com o seu mármore.

× Agende seu horário