Mármore nos ambientes: como usar e os cuidados - Michelangelo
Mármore nos ambientes: como usar e os cuidados

Em 23 de junho de 2022

Sinônimo de sofisticação e bom gosto, o mármore é um verdadeiro fenômeno da arquitetura e decoração.

Seu belo visual, independentemente da cor que apresenta, torna esta pedra perfeita para o uso em interiores e exteriores. 

Com criatividade, rende várias composições para diversos ambientes: paredes, pisos, escadas, rodapés, ilhas, objetos, bancadas, entre outros. 

Ideias para usar o mármore

Por se tratar de um material versátil, pode ser utilizado na decoração de diversas maneiras. Confira algumas ideias que separamos, para utilizar o mármore:

Em revestimentos

O melhor é que ele pode ser usado em pisos e revestimentos em seus mais variados tons, tanto os mais claros quanto os mais escuros, pois ambos harmonizam muito bem com outros materiais e cores do ambiente.

Em áreas externas

O mármore pode ser empregado em alguns pontos da área externa, sendo uma opção sofisticada para ser aplicado como pedra para borda de piscina. A cor é um determinante nesse quesito, sendo as claras mais indicadas, nesse caso, por conta da reflexão dos raios solares. Quem optar por esse tipo de revestimento, precisa informar que a pedra será utilizada para a piscina, assim, é aplicado um produto específico para que ela não fique escorregadia.

Em móveis

Para quem gosta de um ambiente mais sofisticado, usar o mármore nos móveis é uma excelente ideia. Para isso, as opções mais comuns são:

  • Mesa de jantar;
  • Mesa de centro;
  • Aparador;
  • Painel e rack.

O mármore pode combinar perfeitamente com muitas opções de piso. Vale soltar a imaginação e testar as diferentes possibilidades de combinações.

No Instagram da Michelangelo Mármores destacamos um lindo projeto autoral de mesa desenvolvido pela Projete-se Arquitetura com o mármore Michelangelo Calacatta Rose.

 

Em objetos

O mármore também pode ser aplicado em objetos decorativos, como abajures e luminárias, vasos, esculturas e relógios, por exemplo. Outra ideia é uma bandeja de mármore para usar em locais como banheiros ou hall de entrada.

Pequenos objetos, como tábua, pilão, descanso de copo, kits de banheiro e até porta-retratos são só alguns exemplos dos objetos produzidos em mármore. A ideia aqui é inspirar e decorar com criatividade e sofisticação!

Cuidados

A escolha dos produtos para limpeza é fundamental para a preservação do material. Produtos químicos podem danificar as pedras definitivamente. O mais indicado é o sabão neutro e pano úmido macio. 

Para quem possui mármore nos ambientes externos como jardins e piscinas, as lavadoras com jato de pressão de água podem ser indicadas em áreas externas, desde que as pedras estejam devidamente hidrofugadas.

O mais importante é a especificação adequada para cada tipo de uso. Por isso, a assessoria de um arquiteto, juntamente com a equipe da Michelangelo, é a melhor opção na hora de escolher o mármore como piso ou revestimento. 

Sempre salientamos aqui no Blog, que os mármores da Michelangelo possuem propriedades físico-químicas superiores, que proporcionam baixa porosidade e alta resistência, permitindo sua utilização em áreas molhadas e/ou de alto tráfego.

Todos os mármores Michelangelo são exclusivos e de jazidas próprias, localizadas no Paraná. Em qualquer lugar onde ele seja utilizado, será um investimento duradouro e que trará muitos benefícios. 

Independentemente de qual seja a escolha, optar pelo mármore sempre vale a pena, porque ele não só enriquece um ambiente como também traz consigo muita durabilidade e resistência.

Imagem: Projeto do Arquiteto Guilherme Torres

× Agende seu horário