Mármores: principais dúvidas - Michelangelo
Principais dúvidas sobre mármores

Em 4 de fevereiro de 2022

A pedra natural é um revestimento de alta qualidade e cumpre todos os requisitos técnicos, físicos e construtivos necessários para realizar uma boa obra. O mármore é uma pedra natural, muito utilizada na decoração, revestimentos, em bancadas de cozinhas, banheiros e lavanderias. Tem maior duração e custo de manutenção inferior quando comparado com outros materiais, como a pedra artificial. 

Evidentemente, a Michelangelo Mármores do Brasil já abordou diversos temas relacionados ao mármore, aqui no Blog. Contudo, separamos as principais dúvidas sobre mármores para aqueles que pensam em utilizá-los em ambientes residenciais ou comerciais.

O que é mármore e de onde vem?

O mármore é uma rocha metamórfica formada a partir de uma transformação física e química, originária do calcário. Quando exposto a altas temperaturas e pressão, torna-se o mármore.

O processo de extração começa nas jazidas, localizadas em regiões que tiveram intensa atividade tectônica. As variadas formas e colorações são moldadas conforme a intensidade tectônica a que a rocha é exposta e a composição dos minerais.

Qual a principal diferença entre mármores e granitos?

Tanto o mármore quanto o granito são pedras naturais e sua principal diferença está no modo de formação, na porosidade e resistência delas.

O mármore é uma rocha metamórfica, originada a partir da transformação de outra rocha, o calcário, enquanto o granito é uma rocha ígnea, formada diretamente do resfriamento do magma.

O mármore é considerado mais poroso e mais “mole”, já o granito tem uma dureza e resistência maior, o que impede que sofra arranhões ou quebre com mais facilidade.  

Entretanto, os mármores Michelangelo possuem propriedades físico-químicas superiores, que proporcionam baixo grau de porosidade e alta resistência.

Quais as cores disponíveis?

O mármore possui uma grande variedade de cores e veios.

É possível encontrá-los em tons de cinza, branco, vermelho e preto, que são as cores mais comuns e ideais para um estilo mais clássico. Porém, também pode ser encontrado nas cores rosa ou verde.

No portfólio da Michelangelo, você irá encontrar as seguintes cores de mármores:

1- Michelangelo Nuvolato: fundo branco e veios dourados e marcados. 

2- Michelangelo Prime: branco, veios definidos e com cores no espectro de cinza, com detalhes dourados.

3- Michelangelo Cielo: tonalidade branca, com um fundo levemente cinza, possui veios finos e delicados.

4- Michelangelo Calacatta: veios dourados e delicados, que realçam o fundo branco.

5- Michelangelo Napoleon Bordeaux: cor vermelha, com veios brancos e marrons, exclusivo das jazidas próprias da Michelangelo.

6- Michelangelo Grigio: de tonalidade cinza com veios brancos.

7- Michelangelo Nero: pedra negra, possui veios que variam entre fendi e cinza.

Quais são os tipos de acabamentos?

Bruto ou natural: é a forma como o mármore vem da natureza.

Polido: polimento da rocha com aspecto liso e brilhante. 

Levigado: textura lisa, com aspecto opaco (sem brilho). 

Escovado: com aspecto mais natural e textura levemente acetinada.

Limpeza e Manutenção: quais são as melhores práticas de cuidados?

A limpeza diária da peça deve ser realizada com água morna e sabão neutro.

É importante que o mármore seja impermeabilizado pelo menos uma vez ao ano, com produtos especializados, para preservar o mármore por muito mais tempo.

Além disso, cuidados básicos como utilizar sempre uma tábua de cortar na bancada de cozinha em mármore para preparar alimentos e limpar os líquidos derramados na superfície imediatamente, para evitar danos.

Você pode encontrar mais informações sobre como higienizar corretamente seu mármore em nosso artigo publicado em dezembro 2021.

Ainda tem dúvidas sobre o mármore? 

Entre em contato com a Michelangelo Mármores do Brasil e fale com nosso time de especialistas!

× Agende seu horário