Michelangelo
Conheça os tipos de acabamento em Mármore

Em 5 de novembro de 2021

Utilizado desde a antiguidade em obras artísticas, com estátuas, e em construções clássicas, que transmitem elegância e requinte, o mármore é uma rocha natural que nunca sai de moda, sendo objeto de desejo de arquitetos, artistas e designers desde os tempos mais remotos.

Os revestimentos em mármore são opções muito requisitadas em projetos de arquitetura devido à elegância e resistência desse material. Os profissionais que trabalham com esta pedra natural têm criado diferentes acabamentos da superfície.

O tratamento mais comum, entre os mármores, ainda é o polido, que tem o tradicional efeito com brilho. Contudo os arquitetos e designers estão cada vez mais atentos aos outros tipos de acabamento, que permitem resultados mais naturais, foscos ou acetinados.

Conheça os tipos de acabamentos de mármores que a Michelangelo oferece e escolha o que mais combina com o seu estilo.

Acabamentos em Mármore 

Polido

Com aspecto liso e brilhante, é feito a partir do polimento da rocha e o ajuste nos abrasivos de finalização intensifica ou suaviza o brilho final. Trata-se de um dos acabamentos mais clássicos e usuais do mármore, tornando-o elegante e deixando o ambiente luxuoso e sofisticado.

Levigado

No processo de levigação o mármore passa pelo mesmo processo de polimento, porém os abrasivos de lustro não são utilizados, fazendo com que o material fique somente com a textura lisa, mas sem o brilho. Tem aspecto opaco e é usado para criar um efeito visual mais discreto, mas ainda assim, refinado.

Escovado

Como o próprio nome indica, escovas de aço e diamante sinterizado, circulam sobre a chapa para deixá-la com aspecto mais natural e textura levemente acetinada. Esse tratamento ressalta a diferença entre os minerais da rocha que possuem durezas diferentes. Atualmente é o acabamento de superfície mais moderno.

Acabamentos laterais

Os acabamentos laterais são utilizados para trabalhar a borda do mármore e são feitos por marmorarias parceiras da Michelangelo. Veja, a seguir, alguns tipos de acabamentos que darão o toque final nas bancadas de mármore do lavabo, mesas, aparadores e pias:

  • Reto: não possui acabamento especial, e tem a borda simples.
  • Saia: usado para esconder cubas de lavatórios e lavabos que não terão gabinetes.
  • Meia Cana: utilizado geralmente em bordas de lavatórios, lavabos.
  • Meia Esquadria: muito usado pois encobre a cola nas emendas, dando aspecto de peça única.
  • Bisotado: utilizado em tampos e bancadas, esse acabamento evita que as beiradas quebrem.
  • Boleado: usado em bordas de pias e bancadas.
  • Peito de Pombo: arremate com aspecto meio arredondado, utilizado principalmente em bordas de lavatórios.

Agora você já conhece um pouco mais sobre os acabamentos em mármores, para utilizá-los em seu projeto. E não se esqueça de que a Michelangelo Mármores do Brasil oferece uma variedade de opções de Mármore Branco Paraná, além de mármore vermelho, cinza e preto.

Visite a página dos Nossos Mármores e entre em contato com nossa equipe para mais informações.

Fotografia: Coee table Modi – por Patricia Anastassiadis, com Mármore Grigio Michelangelo no acabamento escovado

× Agende seu horário