Marmorista: como é o trabalho do profissional do mármore - Michelangelo
Marmorista: como é o trabalho do profissional do mármore

Em 15 de fevereiro de 2022

O mármore é bastante utilizado na decoração de casas em pisos, em mesas e pias, em painéis e até em objetos ornamentais. Ele está em alta e é uma rocha de qualidade e alta resistência, que oferece durabilidade, luxo e sofisticação onde é empregada.

Os diferentes desenhos que surgem nas superfícies das pedras de mármore são frutos de formações milenares da natureza.

Contudo, existe um detalhe fundamental para que o resultado seja tão exuberante: o trabalho de um bom marmorista, tão importante quanto os profissionais das áreas de arquitetura e decoração que utilizam essa beleza natural nos seus projetos.

Mas afinal, o que faz o marmorista?

Profissão

O marmorista atua no manuseio de peças de mármores, mas também pode atuar com o granito e outras pedras sintéticas. Executa processos de tratamento como corte, polimento, além de efetuar o devido carregamento das peças a montagem e acabamento, sempre de acordo com a interpretação de instruções determinadas em desenhos técnicos. Pequenos erros nestes processos podem comprometer a estética do rocha no projeto.

Mercado de trabalho

O marmorista está presente em todo o setor da construção civil, tanto público quanto privado. Este profissional deve possuir amplo conhecimento em tipos de pedras e procedimentos pertinentes ao tratamento e manuseio, além de possuir conhecimento em leitura de projetos e desenhos técnicos.

Conhecimentos e técnicas do Marmorista 

1- Interpretação de desenho técnico 

O projeto é idealizado pelo arquiteto ou designer, que elabora um conceito de decoração que estará em cada detalhe do ambiente.

Todas as medidas do projeto são enviadas e o marmorista é o profissional responsável em interpretar o desenho técnico e fazer o levantamento quantitativo dos materiais necessários para execução.

2- Técnicas de aplicação

A técnica de aplicação de mármore como piso é muito diferente da utilizada para aplicar a pedra como revestimento em paredes e, ainda mais, da técnica em que o mármore é utilizado como bancada.

Além de deixar a estética impecável, a técnica correta é essencial para garantir a durabilidade da peça. Este é um dos conhecimentos mais importantes que o profissional marmorista deve ter. A fixação também requer métodos, habilidade e cuidados, pois se mal colada ou instalada, poderá se soltar com o tempo. 

3- Técnicas de acabamento

Os acabamentos laterais são utilizados para trabalhar a borda do mármore e é importante que o marmorista conheça bem cada um deles e execute com perfeição. 

Os tipos de acabamento são: Reto, Saia, Meia Cana, Meia Esquadria, Bisotado, Boleado e Peito de Pombo.

Você escolhe um lindo mármore Michelangelo e tem um projeto deslumbrante, então não esqueça de que a instalação e o acabamento dado pelo marmorista fazem grande diferença no resultado!

A Michelangelo Mármores do Brasil trabalha com marmorarias parceiras que contam com profissionais marmoristas de excelência e alta qualificação técnica.

× Agende seu horário